Manaus ganha mais dois paineis da Escola Olímpica
O projeto Escola Olímpica transforma o visual das escolas participantes da 8ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente em prol da divulgação da consciência ambiental e de saúde. E está acontecendo a todo vapor na região Norte do país, mais especificamente na cidade de Manaus/AM.
Na terça-feira (19), a artista plástica Deborah de Lemos, que integra a equipe da Coordenação Regional Norte da Obsma, começou mais uma maratona de transformações artísticas pelas escolas da cidade.
Todas as unidades interessadas devem fazer uma solicitação para a equipe, que visita a escola e apresenta um projeto de paineis para os gestores. Essa solicitação é feita por telefone ou email, para os contatos da Regional Norte.
Nos últimos dez dias a equipe trabalhou em duas escolas de Manaus/AM: a Escola Estadual Solon de Lucena, no dia 19, e a Escola Municipal José Padre de Anchieta, no dia seguinte. “Na visita da equipe, as gestoras das duas escolas ficaram muito animadas com o projeto e com fotos de transformações anteriores. Fomos muito bem recebidos nas duas ocasiões”, conta Deborah.
A artista também relata que o que gosta nesse projeto é da possibilidade que tem de falar com os gestores e alunos sobre a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. Ela afirma que muitos se animam em participar assim. “Durante a atividade em uma das escolas, os alunos fizeram uma intervenção urbana usando dança para falar sobre prevenção contra o vírus zika bem em frente ao local onde eu estava grafitando.”
Muitos alunos também usam a oportunidade para tirar suas dúvidas sobre a arte do grafitti e sobre a temática dos paineis, que sempre remete à saúde e ao meio ambiente.
E dessa vez a artista recebeu até ajuda dos alunos na hora de pintar: “um estudante da E. E. Solon de Lucena me ajudou segurando a escada e buscando água para mim. E ele me disse que os paineis da Escola Olímpica estão viralizando pela cidade”, relembra.
O antes e depois das duas escolas pode ser conferido na galeria de fotos abaixo.
Agradecimentos especiais à coordenadora adjunta da Coordenadoria 3 da SEDUC, Adriany Paula de Freitas, que fez o pedido inicial.