Obsma marca presença na 71ª reunião da SBPC
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), projeto promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fez parte do maior evento científico da América Latina, realizado de 21 a 27 de julho na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. A 71ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promoveu 180 conferências, mesas-redondas, encontros e palestras, mais de 40 atrações culturais, 600 pôsteres para um público que ultrapassou 30 mil pessoas.
Na programação científica, a Obsma organizou e ofereceu dois minicursos com atividades que buscaram estimular o diálogo entre pesquisadores da Fiocruz e professores da educação básica tratando sobre novos recursos para o trabalho pedagógico, especialmente com temas em saúde e meio ambiente. O minicurso “Saúde e Meio Ambiente nas Salas de Aulas Multimídias” foi ministrado por Cristina Araripe Ferreira (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) e Wagner Nagib (ICC – Fiocruz Paraná), coordenadora nacional e produtor multimídia da Olimpíada. O destaque do minicurso foram as novas tecnologias digitais e seu papel estratégico no processo de ensino-aprendizagem em ciências.
Já nas atividades propostas pelo minicurso “Saúde, Meio Ambiente e Objetivos Do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Novas Linguagens e Novos Recursos”, Renata Fontoura (ICC – Fiocruz Paraná), coordenadora de comunicação da Obsma, e o pesquisador convidado Carlos Saldanha Machado (Icict/Fiocruz) discutiram o ensino de ciências e as novas linguagens e tecnologias na educação a partir dos 17 ODS das Nações Unidas.
Na SBCP Jovem, espaço por onde circularam cerca de 3 mil pessoas diariamente, um estande da Fiocruz apresentou a todos as ações da Obsma e abriu a divulgação da 10ª edição, biênio 2019-2020, que tem a abertura das inscrições prevista para o mês de agosto. O mascote Oswaldinho encantou o público e chamou atenção para as ações desenvolvidas pela inciativa e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, marcou presença. “Participamos do evento junto com um grupo enorme de colegas da Fiocruz. O estande da SBCP Jovem foi organizado pela presidência da Fundação, com um grupo de trabalho muito interessante e reforçou a interação com estudantes e professores”, avalia Cristina Araripe. Neste espaço, a equipe olímpica recebeu o secretário municipal de educação de Terenos (MS), Hermes da Silva. O encontro alinhou uma nova parceria que levará as Oficinas Pedagógicas para o município.
Para encerrar, a Olimpíada conferiu ao trabalho “Desenvolvimento de um sistema de monitoramento de armadilhas de ovoposição contra o Aedes aegypti” o prêmio Fiocruz da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul. A honraria foi entregue pelo Coordenador de Estratégias de Integração Nacional da Fiocruz, Wilson Savino, ao aluno do 9o ano da Escola Municipal Professora Lenita de Sena Nachif, Arthur Doncev e sua professora orientadora Kátia Borges. O co-orientador do trabalho foi o professor Vagner de Almeira.