No Espírito Santo, Obsma finaliza Oficinas Pedagógicas em dois municípios
Nos dias 25 de outubro, 06, 07, 16 e 17 de novembro, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma)realizou Oficinas Pedagógicas nos municípios de Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, na Região Serrana do Espírito Santo.
Graças às parcerias firmadas com Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma/MCTIC) e secretarias municipais de Educação de Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá, a Coordenação Regional Sudeste da Obsma organizou Oficinas que contaram com a presença de 96 professores da rede pública dos dois municípios.
Em Santa Maria de Jetibá (25/10, 07/11 e 17/11), as atividades aconteceram na Secretaria Municipal de Educação. Em Santa Teresa, tivemos atividades no Inma (06/11) e no Polo Universidade Aberta do Brasil (16/11). Os professores tiveram a oportunidade de conhecer o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, que faz parte do Instituto, e participaram também de uma palestra no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus Santa Teresa sobre esquistossomose com Cristiano Lara Massara (Fiocruz Minas).
Cristina Araripe (VPEIC/Fiocruz), Ana Lucia Soutto Mayor (EPSJV/Fiocruz) e Daniele Grazinoli (UFRJ) ministraram as Oficinas de Projeto de Ciências, Produção de Textos e Produção Audiovisual, respectivamente. Arlindo Serpa(Inma) conduziu a apresentação sobre artrópodes e doenças.
O material da Série Vetores — modelos tridimensionais montáveis que imitam as formas do mosquito-prego, borrachudo, pulga, barbeiro, mosquito-palha e carrapato —, criação do Programa Institucional Biodiversidade & Saúde/Fiocruz, foi utilizado para estimular a discussão entre os grupos de educadores.
As Oficinas Obsma no Espírito Santo foram as penúltimas do ciclo 2017. Esperamos voltar no ano que vem!