Nos dias 13 e 14 de outubro, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma) realizou a 7ª Oficina Pedagógica online Saúde e Meio Ambiente na Escola, com o tema “Tecnologias educacionais e comunicação na pandemia”. Destinado a professores da educação básica de todo o país, o evento contou com mais de 1400 inscritos e foi transmitido ao vivo pelo facebook/Obsma e plataforma Zoom.
A sétima edição retratou a comunicação e os aspectos relacionados a inserção da tecnologia como ferramenta de aperfeiçoamento do ensino aprendizagem. Renata Fontoura, jornalista e assessora de comunicação da Fiocruz Paraná, esteve presente no primeiro dia de atividades para falar sobre comunicação e sala de aula em tempos de pandemia.
A palestrante abordou sobre a importância da ciência no cotidiano e a responsabilidade da imprensa durante o período de pandemia, enfatizando o cuidado com fontes seguras de informação na busca pela verdade. “Hoje o nosso maior desafio para o enfrentamento da pandemia, eu diria que são o negacionismo e a fake news. Estamos vivendo um momento em que isso impacta em todas as ações que são realizadas para o enfrentamento da pandemia” afirma.
Renata também frisou como o papel do ensino tem sido extremamente importante nesse momento, citando o programa “alfabetização midiática” desenvolvido pela Unesco, com o objetivo de capacitar as pessoas para que saibam avaliar criticamente as informações disseminadas. “Nós vivemos hoje num momento em que precisamos formar cidadãos que tenham consciência crítica. Que saibam ler um jornal e compreendam a função da mídia, tendo um olhar crítico para aquilo” comenta.
Por último, a jornalista apresentou alguns programas que oferecem ferramentas de auxílio aos profissionais da educação. EducaMídia – Programa de Educação Midíática, Ensinar e Aprender com o Twitter, Estadão na Escola, First Draft, Guia de Fact-Checking e Oficina de Leitura Crítica de Notícias são alguns dos materiais disponibilizados na internet que trazem os princípios da verificação de fatos, propondo maneiras de trabalhá-las com os estudantes dentro e fora de sala de aula.
Wagner Nagib, professor e produtor multimídia da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Paraná, esteve presente no segundo dia de Oficina Pedagógica para discutir sobre “Tecnologias educacionais na pandemia”. Por meio de uma aula totalmente dinâmica e interativa, foram apresentadas diversas ferramentas online, a fim de auxiliar os professores em suas práticas educacionais e aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem.
O palestrante deu início à Oficina fazendo uma homenagem a todos os educadores, reconhecendo o importante papel de cada um deles em nossa sociedade. “O professor para mim realmente é um herói que vai levar esse país para frente”, completa. Na sequência, falou sobre educação digital e explicou como a tecnologia amplia e ultrapassa a forma de se comunicar com os alunos, aperfeiçoando e não substituindo o aprendizado.
“Se nós trabalharmos a educação digital, eu creio que os pontos negativos irão se reduzir e nós vamos começar a olhar esse novo horizonte com maior potencialidade” pontua Wagner. Ensino híbrido, gamificação, realidade aumentada, óculos 3D, lousa digital e realidade virtual foram alguns dos tópicos apresentados pelo professor durante o evento, por meio de ferramentas como Padlet, Google classroom, Google docs, Mentimeter, dentre outros.
As Oficinas Pedagógicas online Saúde e Meio Ambiente na Escola ocorrem quinzenalmente desde o mês de junho e têm reunido virtualmente centenas de professores de todos os cantos do Brasil. Os encontros são totalmente gratuitos e voltados à discussão de temáticas que envolvem educação, saúde e meio ambiente.
10ª edição e Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã
As inscrições para a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma) estão abertas até o dia 13 de dezembro e devem ser realizadas pelo site oficial www.olimpiada.fiocruz.br. Diante do atual cenário de pandemia da Covid-19 e greve dos Correios, os trabalhos também poderão ser desenvolvidos de forma totalmente remota e envidos através do seguinte endereço de e-mail: trabalhosobsma@gmail.com. Importante indicar, no corpo do e-mail, o nome completo, o título do projeto e não esquecer de anexar o arquivo.
Neste ano, a Olimpíada também oferece o Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã, no qual selecionará um trabalho ou projeto inscrito, desenvolvido exclusivamente por alunas e professoras do gênero feminino. Confira o regulamento completo.
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Por Samantha Mahara Martynowicz