Retrospectiva Obsma 2018
Quantos acontecimentos legais tivemos em 2018!
Finalizando as atividades deste ano, ficamos com o sentimento de dever cumprido e prontos para recomeçar o ciclo olímpico 2019-2020, rumo à 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma).
Entre Oficinas Pedagógicas, eventos científicos, resultados da 9ª Obsma e Semana de Premiação Nacional, podemos dizer que a equipe olímpica esteve, mais do que nunca, comprometida em levar os temas de saúde, meio ambiente e inovação científica para as escolas de todo o país. Presentes em unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em diferentes estados brasileiros, nossas Coordenações Regionais permaneceram firmes na defesa do Sistema Único de Saúde e da educação básica de qualidade para todos.
Agora, venha com a gente rememorar tudo de bom que vivemos juntos desde janeiro!
Nos primeiros meses do ano, já estávamos a todo vapor: realizamos em Brasília as primeiras Oficinas Pedagógicas de 2018 durante um evento educacional de abrangência nacional – o CNIJMA –, alcançamos a marca de 10 mil curtidas em nossa página do Facebook e lançamos nas redes a campanha “Palavra de participante”.
As regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste foram palco das atividades da Obsma no segundo trimestre: realizamos Oficinas Pedagógicas em Santa Catarina (Içara), Paraíba (Conde), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Ceará (Crato), Bahia (Salvador), Mato Grosso do Sul (Ponta Porã) e Minas Gerais (Belo Horizonte). Vale recordarmos especialmente de algumas que marcaram o ano: Nos dias 2 e 3 de maio, as Oficinas Pedagógicas Saúde e Meio Ambiente nas Escolas aconteceram no Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA), no Rio de Janeiro (foto). Com a proposta de levar atividades de integração ao Campus, localizado na área da histórica Colônia Juliano Moreira, além de aproximar a sociedade das iniciativas educativas elaboradas no CFMA, a Obsma estabeleceu parceria com o Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica e recebeu 46 profissionais da educação do Rio de Janeiro e de municípios vizinhos.
Importantes parcerias levaram nossas Oficinas ao Crato, no Ceará. Nos dias 16 e 17 de maio, a Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Prefeitura do Crato viabilizaram as atividades que foram oferecidas a alunos de pós-graduação e professores da educação básica do município. A articulação entre a Olimpíada e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Urca levou as Oficinas Pedagógicas a 42 professores da rede pública do Cariri e mais de 40 alunos da Residência, contribuindo para a discussão sobre arboviroses que é realizada no âmbito do Programa Saúde na Escola na região.
A Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) e o Instituto Gonçalo Moniz/Fiocruz Bahia levaram a Obsma ao XIX Encontro Internacional Virtual Educa e à Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), em Salvador. Em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, apresentamos sessões de palestras para professores da educação básica participantes do Programa Ciência na Escola. Os eventos ocorreram entre 4 e 6 de junho.
Com o tema ‘saúde nas fronteiras’, no final de junho as Oficinas Pedagógicas estiveram pela primeira vez no Mato Grosso do Sul, na cidade fronteiriça de Ponta Porã. O evento foi organizado pela Fiocruz Mato Grosso do Sul em parceria com a 11ª Coordenadoria Regional de Estado de Educação, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Setenta professores da rede municipal e estadual da região, de escolas urbanas e rurais, participaram das atividades.
Também relembramos com alegria o início do mês de julho: no Dia Nacional da Ciência (08/07), a Obsma marcou presença no “Domingo com Ciência na Quinta”, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para celebrar seu 70º aniversário e o bicentenário do Museu Nacional. No evento, realizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz apresentou atividades de diversas unidades e projetos, convidando a sociedade a conhecer seu trabalho pela ciência e a saúde pública.
No Rio de Janeiro, também participamos do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o ‘Abrascão’, que aconteceu na Fiocruz de 26 a 29 de julho. No estado do Amazonas, realizamos as últimas Oficinas Pedagógicas do ano, duas em Manaus e uma em Iranduba. Com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), em 2018 chegamos à marca de 50 Oficinas realizadas desde 2013.
Agosto e setembro foram meses em que intensificamos nossa comunicação com os professores e estudantes participantes da Olimpíada. Estivemos conectados em todos os nossos canais buscando oferecer o máximo suporte nesta etapa. Enquanto isso, os trabalhos inscritos de todo o país chegavam às Coordenações Regionais, que se preparavam para as tão esperadas avaliações.
O grande alcance nacional da edição foi muito comemorado pela equipe olímpica! Dividimos nossa alegria com todos os envolvidos nesta conquista divulgando, em setembro, um balanço dos números recordes da 9ª Obsma: mais de 1200 trabalhos foram submetidos, todos os estados brasileiros participaram e mais de 4.200 professores e 67 mil estudantes estavam ansiosos pelos resultados finais.
A divulgação dos selecionados na 9ª Olimpíada foi momento de festa! No Dia do Professor, 15 de outubro, saiu a listagem dos trabalhos premiados. Começavam as expectativas pelo momento ápice da Obsma: a Semana de Premiação.
Foi também em outubro que nossas Regionais participaram animadamente da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A Fiocruz promoveu de 15 a 20 de outubro, em diversas cidades do Brasil, dezenas de atividades gratuitas de lazer, cultura e popularização da ciência. Apostando na relevância do tema da SNCT – “Ciência para a Redução das Desigualdades” –, a Obsma ofereceu ao público jogos, oficinas e debates que abordaram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável trazendo à discussão os assuntos que também pautaram a 9ª edição. Não poderíamos ter tido um encerramento mais incrível do que esta Semana de Premiação da 9ª Obsma. De 26 a 28 de novembro, um grupo de aproximadamente 80 professores e estudantes esteve no Rio de Janeiro para celebrar conosco a premiação de seus trabalhos e escolas. Marcada por uma programação especial e uma cerimônia de premiação que vai ficar na memória, a Semana deixou uma mensagem muito positiva para toda a equipe: estamos no caminho certo, avançando cada vez mais em prol da saúde, do meio ambiente e da educação de qualidade!